quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Unidade Básica de Saúde


O projeto de ampliação da Rede de Atenção Primária que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Ananindeua chegou nesta quarta-feira (26) ao Curuçambá, com a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Helena Barra Farias. “Essa unidade vai fazer a diferença nos atendimentos aqui no bairro. A partir de hoje, os pacientes não precisam mais se deslocar para outras unidades. Estou muito feliz, pois a Prefeitura atendeu a solicitação dos moradores”, afirmou Maria das Dores, líder comunitária do bairro.
A Unidade Helena Barra Farias conta com modernas e amplas instalações de acordo com o prevê o Ministério da Saúde. Localizada na Rua Tumucumaque, a UBS dispõe de uma equipe da Estratégia Saúde da Família, composta por médico, dentista, enfermeiro e técnico em enfermagem, além de seis agentes comunitários que realizarão assistência ambulatorial e domiciliar permitindo maior acessibilidade aos usuários.
A Inauguração contou com a presença do prefeito Helder Barbalho, deputados, vereadores e secretários municipais. O prefeito ressaltou a satisfação em atender à comunidade do Curuçambá. “Há muito tempo, venho lutando para a construção dessa unidade. Hoje, os moradores recebem um local onde será desenvolvido o trabalho de prevenção de doenças e atendimento de qualidade, e ainda resgata o nome de uma liderança muito importante em Ananindeua. Em 2012, o bairro ganhará outra Unidade de Saúde, ampliando cada vez mais a cobertura no município”, concluiu o prefeito.
Cerca de 4 mil pessoas serão beneficiadas  com serviços de odontologia, vacinação, pré-natal, tratamento para portadores de hanseníase, tuberculose, diabetes, hipertensão e saúde do homem entre outros. Pessoas como o aposentado Raimundo Dias, que comemora a chegada da unidade. “Sou diabético e agora vou fazer o tratamento perto da minha casa. Não vou mais me preocupar na hora de marcar uma consulta”, disse o aposentado.
A UBS leva o nome da professora Helena Barra Farias, liderança comunitária do Curuçambá falecida em agosto de 2011. “Nossa família está agradecida à Prefeitura por homenagear a nossa mãe. Ela trabalhou muito para o desenvolvimento do bairro e faz parte dessa conquista”, agradeceu Osmany Barra, filho da homenageada.
Em 2011, a Prefeitura já entregou quatro novas unidades de saúde, beneficiando mais de 40 mil pessoas. “O município já possui 65% de cobertura na Atenção Básica e ainda este ano vamos inaugurar mais duas unidades. Já conseguimos recursos para a construção de mais oito unidades em 2012. Nossa meta é chegar a 100% de cobertura”, explica Ivete Vaz, secretária de Saúde de Ananindeua.
Ananindeua possui 45 Unidades de Saúde da Família, sendo 25 inauguradas na gestão do Prefeito Helder Barbalho, além de 11 Unidades Básicas de Saúde e 93 Equipes de Estratégias de Saúde da Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário