segunda-feira, 7 de novembro de 2011

29º EXPOARTE: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL RESPONSABILIDADE DE TODOS










XXIX EXPOARTE MADRE CELESTE DA CIDADE NOVA ocorrida em 05/11, e que visou este ano sensibilizar nas pessoas a consciência ambiental por um mundo mais sustentável, teve como tema oficial do evento “Mude o mundo, recicle suas idéias” e subtema: “Consciência ambiental responsabilidade de todos”, no qual tem a Escola Madre Celeste e a Professora Nilse Pinheiro, uma luta árdua na construção de um mundo sustentável para todos.  Cabe ressaltar que a Escola como instituição vem cumprindo o que rege a Constituição Federa l de 1988, Capítulo VI. 
 
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
E em seu parágrafo do Art. 225; § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
E além de seguir a Lei. 9795/99. Tendo prestigiado o evento a Prof.ª Nilse Pinheiro, como Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, e logo mais num futuro bem próximo, a defesa maciça de mais uma de suas bandeiras, que agora é um melhor meio ambiente para, mim, você e todos nós, seja ela como educadora, diretora da Esmac ou como representando na Câmara Municipal de Ananindeua.
Portanto não faltou demonstrações artísticas, culturais, e debates relacionado a mundo sustentável melhor para todos nós, alternativas para os problemas sócios econômicos através do desenvolvimento sustentável sem agressão a natureza, lixo urbano, lixo industrial, água, foram os sub tema das turmas do Ensino Fundamental e médio. O evento foi prestigiado por quase 2 mil visitantes, pais, alunos e funcionários que estiveram presente prestigiando a Expoarte.
Espetacular é a palavra que define a apresentação do 1º ano, com tema “O destino do meio ambiente através dos contos de fada”, que se iniciou com um conto: “A princesa e a plebeia” tendo como narradora oficial a aluna Andreza Reuter, e o quadro de atores sendo; Emily Martins, Tales Barbosa, Larissa Fima, Juliana Rosário, Talita Souza, Bia Pessoa, Thiago Lola, Matheus Pinto, Faulz Junior, e Eiji Junior. Posteriormente caminhando um pouco mais defrontamo-nos com o prosseguimento da apresentação do 1º ano, agora com a questão da escassez d’água conforme frisou o aluno Gabriel Ramon, embasando-se no relatório da ONU de 2007, que diz que dentro de 20 anos, ou seja, em 2027, uma proporção de dois terços da população do mundo deve sofre com a falta de água. Finalizando a visita da Professora pudemos registrar sua finalização no stand do 2º ano B com a alimentação alternativa.
Pais, responsáveis, professores, corpo técnico administrativo e demais funcionários, elogiaram a posição da Escola em ter escolhido o local para o desenvolvimento da feira, eram comentários positivos para onde quer que nos virássemos. Um grande parabéns a Gestora da Esc ola Madre Celeste da Cidade Nova, Prof.ª Roseane, e corpo técnico pela belíssima empreitada no evento. E aplausos não deixam de faltar a Professora Nilse Pinheiro por cada vez mais acreditar em uma sociedade sustentável será com apoio do poder público, possível chegarmos lá.

Um comentário: