segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

São Benedito









No ritmo da marujada bragantina e com a alegria das cores vermelha e branca do glorioso São Benedito, os devotos de Ananindeua festejaram bastante os 29 anos de devoção e das festividades em homenagem a seu santo protetor. A festa aconteceu hoje, dia 08 de janeiro, na sede da Associação dos Servidores da Uepa (Universidade do Estado do Pará), na rodovia BR-316. Para as comemorações, além dos devotos de Ananindeua, a marujada de Bragança foi convidada especial. São Benedito recebeu váriuos pares de marujas e marujos de Bragança, juntamente com a capitoa da festa, e o capitão, além do grupo de música com banjo, rabeca, cavaquinho e instrumentos de percussão. As marujas comandaram a roda, o retumbão e o xorado, ritmos dançados em pares e em grupo, além da mazurka, da valsa, e claro, do xote bragantino.
 
Profª Nilse Pinheiro, nossa secretária, participou de todo o evento e disse: " Sinto-me honrada, por fazer parte deste evento de tamanha grandeza, onde a devoção à  São Benedito é o  valor principal e a organização é muito evidente, Quero parabenizar e agradecer aos  meus amigos, Careca, Ronaldo e todos que me oportunizaram momentos de rara emoção." 
 
A festividade de São Benedito, em Ananindeua, foi criada por dona Amélia Sulamita, . Ela sofria de deficiência visual e prometeu que se ficasse boa da visão criaria a festa,conta o atual presidente, Raimundo Ferreira de Souza, que é bragantino e mora em Ananindeua.
 
As homenagens a São Benedito iniciaram com missa pela manhã e encerraram com a procissão, com os devotos levando duas imagens de São Benedito. A mais antiga foi carregada dentro de uma berlinda e a imagem nova, de 1 metro e 20 cm, esculpida em cedro, foi levada em um andor e será usada para as próximas homenagens. Mais de 3000 pessoas participaram da festividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário