segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SEMANA DA JUVENTUDE















A Prefeitura Municipal de Ananindeua, sob a Coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude/SECELJ, realizou atividades esportivas e culturais no dia 04/12/2011 para celebrar a SEMANA JOVEM, instituída pelo Prefeito Helder Barbalho através da Lei 2.496/11.
Para a Secretária da SECELJ Profª Nilse Pinheiro a Semana Jovem de Ananindeua tem a prerrogativa de buscar sensibilizar a sociedade para discussões de Políticas para Juventude, agindo como instrumento mobilizador dos jovens na cultura, no esporte, e na valorização da diversidade do jovem.
De forma calorosa iniciaram pela manhã as atividades esportivas com o Torneio da Juventude de Futsal de Ananindeua, e o Torneio da Juventude de Futebol de Campo de Ananindeua, no Complexo da Cidade Nova 6. Após o dia de atividade e mobilização de diversos jovens neste espaço, deu-se inicio as premiações, tendo o Clube GCB como Campeão do Torneio de Juventude – Fustal, ficando o Santos como vice-campeão e o Mega Adidas em 3º Lugar.
No torneio da Juventude de Futebol de Campo o 1º lugar ficou para o Bol Esporte Clube, o vice com o Canarinho e o 3º Lugar o clube Os Imbatíveis.
Pelo turno da noite iniciou-se as atividades culturais, na praça da Bíblia da Cidade Nova 3, com a exposição de diversos grupos de jovens nas diversas frentes musicais, iniciando com apresentação do grupo Hip-hop Gospel, dos jovens do Bairro do Icui Laranjeira, posteriormente foi a vez do grupo de folclóricos Talentos do Pará, composto por jovens do bairro do Aurá. Logo em seguida o grupo de flauta da Escola Eneida de Moraes expôs canções natalinas. Posteriormente apresentação dos grupos de jovens do carimbo Irupé. Com encerramento de 2 bandas de jovens a banda Nortyka do bairro das Aguas Brancas, e a Banda forrozão original composta por jovens da Cidade Nova.
Para Valdice Silva Santos (Vice Diretora da E.E.E.F.M. Profª. Eneida de Moraes) disse que: “A Prefeitura cumprindo uma Lei voltada para o jovem, vem a cumprir o que estabelece a própria constituição que é o direito ao esporte, ao lazer a recreação. E com isso valorizando a juventude que tem tomado cada vez mais caminhos distorcidos conforme acompanhamos em jornais, revistas, etc. E ações como essa mostrando arte, cultura, dança, musicalidade, vem demonstrar que o jovem tem capacidade para ir mais além e com isso contribuindo para uma sociedade mais justa e sem violência.”
“A ação é importantíssima, pois é uma forma de tirar o jovem da ociosidade, das drogas, dos crimes”, destacou a jovem Silvia Martins.
Já o diretor de Juventude Profº Aroldo Carneiro concluiu que a Comemoração da Semana Jovem, busca otimizar o potencial de transformação política e social da juventude. Como propiciar a sociedade de Ananindeua o conhecimento do investimento nesta frente já realizado pela Prefeitura de Ananindeua, como a construção do Centro de Juventude com o Cursinho Popular, a implantação do PROJOVEM, informou também que para 2012 deve ser implantado o Projeto Navegar Ananindeua, em parceria com o Ministério do Esporte, para a prática de esporte náutico aos jovens do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário