quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prorrogado prazo para atualização cadastral no Bolsa Família

29 de março é o novo prazo para que a atualização cadastral do Programa Bolsa Família. É preciso ficar atento, porque a atualização é voltada apenas para aqueles que não se recadastravam há dois anos ou que recentemente mudaram de endereço, de renda ou os filhos foram transferidos de escola.

“Várias famílias, que já fizeram a atualização em 2011, estão nos procurando e isso vem causando várias filas. Isso é desnecessário já que o prazo ampliou”, explicou a coordenadora do CadÚnico em Ananindeua, Ângela Meireles. Atualmente, mais de 57 mil beneficiários estão inscritos no Cadastro Único em Ananindeua.

Destes, pouco mais de mil ainda precisam se recadastrar. Aqueles que precisam efetuar a revisão cadastral podem se dirigir até a sede a Secretaria de Assistência, onde funciona o Cadastro Único do município (Rua Julia Cordeiro, nº 67, Centro). O atendimento é de 8 às 17h.
É preciso levar toda a documentação: Carteira de identidade, Comprovante de Residência, CPF,
Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Cartão de Vacinação e Declaração de Matrícula das crianças. “Quando mais documentos os beneficiários levarem, é melhor para conhecermos a realidade da família”, destaca Ângela.

Bloqueio - No início deste ano, vários beneficiários tiveram o pagamento do Bolsa Família bloqueado por falta de atualização cadastral. As famílias que já atualizaram as informações poderão sacar o pagamento em março juntamente com os de janeiro e fevereiro, que estavam bloqueados.

A atualização cadastral periódica é necessária para que se tenha um controle sobre o programa de transferência de renda. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do Bolsa Família.

No início de cada ano, o Ministério do Desenvolvimento Social, por meio das Secretarias de Assistência, identifica todas as famílias com cadastros sem atualização nos últimos dois anos e publica essa relação em seus sistemas de gestão. As famílias identificadas na listagem recebem avisos no extrato de pagamento.

Caso não façam a atualização e tenham os benefícios bloqueados, nova mensagem é encaminhada, orientando a família a procurar a gestão municipal.
 

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