sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carnaval de Ananindeua vai animar os foliões

É no ritmo das batidas culturais que o carnaval de Ananindeua vem em 2012, prometendo muita diversão para os moradores e visitantes do município com mais de 50 atrações, entre desfile de blocos, trios, grupos folclóricos e escolas de samba. A festa começa hoje às 17h, com expectativa de público de 300 mil foliões, segundo a organização.

“Estamos desenvolvendo o carnaval do município, para promover a cultura não só para os nossos moradores mas para as pessoas de todo o estado. Por isso apostamos numa boa estrutura, segurança e variedade de atrações que dão cada vez mais qualidade a nossa quadra carnavalesca”, afirmou a secretária municipal de cultura e esporte e lazer, Nilse Pinheiro. A prefeitura de Ananindeua, por meio da secretária é quem realiza o Carnanindeua durante 11 dias de fevereiro, que acontece num grande palco montado na Avenida Dom Vicente Zico (antiga arterial 18) e depois se espalha pelos bairros da cidade.
Em sua 18ª edição, o Carnaval de Ananindeua vem com algumas novidades, como a participação, dia 18, do Bloco Jambú do Kaveira e a Caravana do Rei Momo, que costumam desfilar pelas ruas da cidade velha todos os domingos. Outro fato inédito é a realização do primeiro concurso de escolas de samba do município, no próximo domingo dia 19. “Serão quatro escolas disputando o título, e a vencedora será conhecida no dia 25, quando daremos o resultado e realizaremos o Desfile das Campeãs”, acrescentou a Secretária.
Ela frisou que a programação de micaretas e blocos infantis que acontece hoje e amanhã, devem atrair boa parte do público. “Só nas micaretas, teremos uma média de 20 mil pessoas acompanhando nove blocos em cada dia. E boa parte dos foliões já adquiriram ou estão providenciando seus abadás, mas para aqueles que quiserem apenas assistir aos desfiles dos blocos, a prefeitura está fornecendo ingressos para as arquibancadas”, informou Nilse.
E em se tratando do Corredor da Paz e Alegria - como é intitulada a avenida durante o Carnanindeua -, Nilse enfatizou que uma grande estrutura será montada com as arquibancadas para 4 mil lugares, 40 camarotes, banheiros químicos e Lounge Bar. Para a imprensa, será montado um “Glass Studio”, um estúdio envidraçado com visão panorâmica de todo o corredor da folia.
De acordo com ela, a estrutura foi pensada para promover o carnaval mais organizado e pacífico para a população. “Nosso policiamento engloba contenções, revistas em todos os que entrarem na ‘caixa’ - por que o corredor ficará cercado - além do videomonitoramento de todo o espaço. Contamos com um efetivo de 180 policiais militares, 80 guardas municipais, além de 240 homens fazendo a segurança particular dentro do corredor da folia”, assinalou Nilse Pinheiro.
Carnanindeua segue até dia 25.
No fim de semana que vem, a tradição e o frescor de coisa nova estão na programação do Carnanindeua. Blocos como o Flor do Ananin, do Paar e o Família Seca Buteco, da Guanabara, disputam o título de melhor bloco, enquanto o bloco As Kokotas, Os Guerreiros do Boi e a banda Arraial do Labioso serão algumas das 16 atrações do desfile da diversidade cultural.
“Na terça, dia 21, saímos em cortejo em direção às ruas do bairro para fazer oito Bailes Populares, o que é uma forma democrática de brincar, levando o carnaval até onde parte da população que não pode aproveitar a programação no corredor da folia, está”, acrescentou Nilse. A programação do Carnanindeua segue até o dia 25 de fevereiro, com a apuração dos blocos e das escolas campeãs, no Ginásio João Paulo II, na Cidade Nova.
Festa consciente
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Prevenção das DST/Aids, aproveita o Carnanindeua para fazer atendimentos educativos, como a entrega de preservativos aos foliões. Na próxima segunda-feira será a vez de um bloco sair pelas ruas com o tema “Prevenção, Saúde e Juventude”. A letra da marchinha tem como intuito esclarecer a população quanto aos perigos das doenças sexualmente transmissíveis, e foi escolhida através de concurso entre os alunos de escolas de Ensino Médio de Ananindeua.
PRESTIGIE
Micareta com desfile de blocos do Carnanindeua 2012. Hoje, a partir das 17h, na avenida D. Vicente Zico, na Cidade Nova, em Ananindeua. Abadás devem ser retirados diretamente com cada bloco.
INGRESSOS
Para curtir o Carnanindeua 2012 é só retirar hoje os ingressos gratuitamente no Ginásio João Paulo II, das 8h às 12h. A programação completa deste ano pode ser consultada no site da prefeitura de Ananindeua (www.ananindeua.pa.gov.br)
PROGRAMAÇÃO
Hoje e amanhã – Micaretas
18 e 19/02 (sábado e domingo) – Desfile da diversidade cultural e concurso de blocos e escolas de samba
21/02 (terça-feira) – Bailes Populares nos bairros
22/02 (quarta-feira) – Ressaca do Carnanindeua
25/02 (sábado) – Apuração dos blocos e escolas campeãs
 
Diario do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário