segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Imagem peregrina cruzará o Atlântico

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue, hoje, rumo a Portugal, a partir das 15 horas. Pela primeira vez fora do País, a réplica da imagem da santa vai participar da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e irá ainda aos Mosteiros dos Jerônimos, na capital lusitana, e também a cidade de Nazaré, onde vai ficar exposta por três dias no santuário de mesmo nome. O retorno para Belém está marcado para o dia 5 de março, próxima segunda-feira. Depois, no dia 29, serão anunciados os patrocinadores, apoiadores e realizadores oficiais do Círio de Nazaré deste ano.

Na comitiva que vai a Lisboa estará presente a cantora Fafá de Belém. Na quinta-feira, 1º, ela canta no Santuário de Nazaré canções religiosas como 'Ave Maria' e 'Vós sois o lírio mimoso', acompanhada do pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes (FCG). Na ocasião, a imagem será posta sobre um andor decorado com rosas naturais. Ela permanece ali até dia 4, um domingo, quando será conduzida ao mosteiro para receber mais homenagens.

Junto à cantora paraense, integram o grupo o presidente da diretoria da Festa de Nazaré, padre José Ramos, o pároco da Basílica Santuário, padre Sílvio Jaques, o diretor coordenador do Círio, Kleber Vieira e os diretores César Neves, Roberto Souza, Emílio Vallinoto e as respectivas esposas. O voo comercial sai do Aeroporto Internacional de Belém, com escala em São Paulo (SP), até Lisboa. O tempo previsto de viagem é de 10 horas.

Devoção

O diretor-coordenador da Festa de Nazaré, Kleber Vieira, explica que a visita se faz ainda mais histórica pelo fato de Portugal ser o território de origem da devoção a Nossa Senhora de Nazaré. 'Há uma ligação histórica entre o país e o Círio de Nazaré. Estamos todos muito ansiosos para levar a mensagem de Maria aos fiéis portugueses', disse. O tema da grande procissão, 'Ao Pai por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria', será apresentado aos lusitanos. 'A frase significa que por meio dos exemplos da mãe de Jesus, sempre alcançamos as graças de Deus', destacou.

Kleber Vieira explica ainda que a ideia da viagem ocorreu a partir de um convite da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para que a imagem peregrina fosse exposta na BTL. O Brasil será o homenageado desta edição. 'Nós achamos a proposta interessante, uma vez que no evento será divulgado o turismo religioso em Belém. O Círio é a maior procissão religiosa do mundo, então era do nosso interesse que a presença da imagem ajudasse a ressaltar a importância da capital para a comunidade católica', disse Kleber. 'Mas era preciso também ter uma forte missão evangelizadora. Entramos em contato com o arcebispo de Lisboa, que aceitou na hora organizar a programação no santuário e no mosteiro para receber a imagem peregrina', detalhou o diretor-coordenador.

A imagem peregrina, que é venerada em todas as procissões durante a festividade do Círio, já passou por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. A Arquidiocese de Belém tem planos de levar a imagem para Manaus (AM) no primeiro semestre deste ano. Nas viagens, a escultura de Nossa Senhora é posta em uma mala especial levada por dois guardas de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário