sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ensino Superior


Um grande salto para o acesso ao Ensino Superior para os municípios da Região Metropolitana foi foco de evento realizado, ontem, em Ananindeua. No Batalhão do Corpo de Bombeiros, o governador Simão Jatene assinou mensagem para Assembléia Legislativa que trata sobre a doação da Granja o Icuí para o município.

“Com a doação, a Região Metropolitana de Belém não ganha apenas uma universidade, mas a garantia de um centro de produção de conhecimento tão necessário para o desenvolvimento do Pará”, afirmou Jatene ao assinar a mensagem de doação.

No terreno de cerca de seis hectares da antiga residência oficial de Governo, vão funcionar os campi universitários da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA). A previsão é que se instale ainda um campus da Universidade do Estado do Pará no mesmo local.

“É um dia histórico para Ananindeua. O objetivo é que este seja um polo de produção de conhecimento público, que garanta mais oportunidade de acesso ao ensino superior a toda região”, disse o prefeito Helder. Em público, ele falou da intenção do governador em implantar uma unidade da Universidade Tecnológica do Pará, prevista pelo Plano Plurianual para a Região Metropolitana, e pediu que seja instalada também na Granja do Icuí.

A proposta de criação do multicampi universitário, em Ananindeua, é uma iniciativa de do prefeito Helder Barbalho que, há dois anos, busca apoio dos governos Federal e Estadual e de parlamentares do Pará. O primeiro resultado desta luta foi a garantia das implantações dos campi da UFPA e do IFPA pela presidente Dilma Rousseff, em agosto deste ano.

A implantação do Instituto Federal está mais avançada. No último dia 14, foi publicado edital de licitação que vai escolher a empresa responsável pela construção do polo, que vai abrigar os cursos de Edificações, Informática, Eletrotécnica e Segurança no Trabalho. A expectativa é que as obras iniciem até o final do ano e a entrega da primeira etapa do projeto está prevista para agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário