sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2 mil famílias recebem títulos de posse no Carlos Marighella


Amanhã mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas com o título de posse da casa própria. Nesse dia, 2 mil famílias da comunidade Carlos Marighella, no Anita Gerosa, em Ananindeua, recebem títulos de Concessão de Direito Real de Uso de Terra (CDRU). A entrega acontece a partir das 9h, no Centro Comunitário do Residencial Carlos Marighella.

Com as concessões dadas pela Prefeitura, as famílias se tornam proprietárias das casas em que vivem. Assim, é possível fazer melhorias nas propriedades, que darão segurança de moradia às próximas gerações.

“Todos nós temos um sonho e o nosso se realiza com a titulação, pois nós poderemos fazer até um empréstimo para fazer melhorias na casa da nossa família. Eu fico muito feliz por isso, porque foi uma luta muito grande”, afirma o pedreiro Helio Sales Feliz, 33, morador do Carlos Marighella há 10 anos.

Além da regularização fundiária, a comunidade recebeu diversos benefícios, como uma Unidade Básica de Saúde, um Centro Comunitário, novas instalações de iluminação pública, serviços de drenagem e implantação da rede de água. Mais serviços continuam sendo realizados na área, como a terraplenagem, a pavimentação, a construção de um poço e uma caixa d’água, e a revitalização da praça do residencial.

“De lá pra cá, na frente de minha casa foi construído um posto de saúde. A rua está recebendo obra de drenagem, água encanada, terá construção de caixa d’água, cisterna. A iluminação que melhorou. Hoje temos perspectiva de uma vida melhor”, completa Helio.

No total, 2700 famílias que moram na área são beneficiadas com as ações. “O projeto do Marighella é o que temos de mais global em urbanização de uma comunidade. Ele envolve construção de Escola, Centro Comunitário, Unidade de Saúde e serviços de Saneamento. Segue o modelo que o Estatuto das Cidades define como ideal, pois tem todos os benefícios de moradia digna para as pessoas”, destaca a secretária de Habitação de Ananindeua, Zinda Nunes.

Com as concessões a serem entregues no sábado, a Prefeitura de Ananindeua atingirá o número de 13 mil títulos cedidos, se tornando o município que mais regularizou áreas urbanas de ocupação em todo o Brasil, como classificou o Ministério das Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário