A arrecadação de impostos federais no Pará fechou o primeiro semestre deste ano com crescimento de 23,20% em relação a igual período do ano passado. Nos seis primeiros meses deste ano, a Receita Federal recolheu R$ 2,9 bilhões, contra R$ 2,3 bilhões atingidos no mesmo intervalo do ano imediatamente anterior.
Considerando a participação dos estados no montante arrecadado pela 2ª Região Fiscal - que inclui todas as unidades federativas do Norte, com exceção do Tocantins -, quase 30% da receita regional no primeiro semestre deste ano foi recolhida no Pará.
O crescimento da arrecadação tributária paraense acompanha a alavancada nacional, conforme os indicadores macroeconômicos pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo Banco Central (BC) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A massa salarial, por exemplo, registrou variação de 15,47% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2010. Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve um crescimento de 6,28% nos seis primeiros meses deste ano, se comparado a igual intervalo do ano passado. Ainda neste período, o volume e a receita de vendas expandiram-se, respectivamente, 7,9% e 11,4%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário