terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Torneios nacionais de Futebol de Salão


Ontem, estive com o Prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e o Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró,  que fizeram visita técnica ao Ginásio João Paulo II (Abacatão). 

O espaço sediará ainda no primeiro semestre deste ano dois torneios nacionais de Futebol de Salão. A reunião tratou sobre possível parceria entre o Governo do Estado e o município para viabilizar a estrutura necessária para os eventos.

Até a próxima sexta-feira (03), técnicos da SEEL farão levantamento sobre as necessidades de adaptação do Ginásio e, na próxima semana, serão definidos os detalhes da parceria. Entre eles, serão inclusas as necessidades de logística e infraestrutura para os dois eventos.

O primeiro deles acontecerá em abril, quando será realizado no município o Campeonato Brasileiro de Seleções categoria Masculina SUB-15/Divisão Especial, com 11 grupos participantes, além do time paraense. No mês de Junho, será a vez do desafio Seleção Brasileira versus Seleção Paraense, que trará ao Pará estrelas do Futsal nacional como jogador Falcão.

Ambos serão promovidos pela Federação de Futsal do Pará (Fefuspa) com apoio da Prefeitura de Ananindeua. “Trazer eventos de Esporte nacionais para Ananindeua é fundamental para promover entretenimento para a população do município como para proporcionar visibilidade à cidade”, afirmou o Prefeito Helder Barbalho.

Para Marcos Eiró, o Esporte é importante vetor de crescimento para os municípios e para o estado e é prioridade para a gestão atual. Já para a secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Nilse Pinheiro, os eventos poderão transformar o Ginásio e Ananindeua em referências nacionais de Futsal. “Isso poderá dar mais oportunidade aos diversos talentos que o município possui não somente no Futebol de Salão, mas também em outras modalidades esportivas”, disse.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mais algumas imagens do Show Gospel de Ananindeua


Escolas de Ananindeua receberão ação contra obesidade infantil

A partir de março, mais de 50 mil escolas públicas em todo Brasil devem desenvolver ações de combate à obesidade infantil. A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff na última segunda-feira (23). Em Ananindeua, mais de 40 unidades de ensino da rede pública devem receber a iniciativa, que atenderá alunos com idade entre 5 a 19 anos.

O trabalho preventivo é desenvolvido por meio do Programa Saúde na Escola, realizado pelos Ministérios da Saúde e da Educação. As ações são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família, ligadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os profissionais visitam as escolas para examinar as crianças e para desenvolver práticas educativas de prevenção a doenças, neste caso, à obesidade, além de avaliar a qualidade da saúde desse público.

O tema “Prevenção da obesidade na infância e na adolescência” será debatido entre pais, professores e alunos durante a Semana de Saúde na Escola, que acontecerá de 05 a 09 de março, em Ananindeua. No município, a iniciativa tem parceria da Prefeitura Municipal.

O repasse de R$108 milhões, referentes aos 2.271 municípios que aderiram ao PSE no ano passado, foi autorizado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2011. Atualmente, o Programa Saúde na Escola está inserido no Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República, em 2011.

Evando Chagas planeja ações em Ananindeua

Com sua área física agora ampliada, o Instituto Evandro Chagas, instalado em amplo terreno à margem da rodovia BR-316, pode enfim projetar seu futuro como um grande polo em saúde pública e de pesquisa biomédica. “Isso vai representar um avanço extraordinário para a saúde pública no Brasil e em especial para a Amazônia”, afirmou a diretora do IEC, Elisabeth Santos, que assinou na quinta (26), um termo de entrega através do qual a Superintendência do Patrimônio da União no Pará cedeu, ao IEC terreno de 356.633 metros quadrados em área contígua ao seu campus, no município de Ananindeua.

O IEC vinha desenvolvendo gestões desde 2008 com o objetivo de obter a cessão do terreno, onde funcionou no passado uma granja – já há tempos desativada – da Secretaria de Agricultura do Estado. Ao Evandro Chagas foram destinados mais de dois terços da área, pertencente ao patrimônio fundiário da União.

Entre as destinações projetadas para a nova área do IEC, a sua diretoria já definiu pelo menos duas possibilidades: uma escola profissionalizante em nível de 2º grau e um centro de inovação tecnológica. Elisabeth Santos corteja também a possibilidade da implantação de uma Escola de Saúde Pública, em nível de terceiro grau. Em toda a Região Norte, diz ela, não existe uma única escola desse tipo e o ideal seria que ela fosse criada pela UFPA. Caso isso não ocorra, o Evandro Chagas pretende tomar a iniciativa.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Show Gospel de Ananindeua





Ontem (25), Ananindeua realizou o seu 7º Show Gospel, no estacionamento do Ginásio João Paulo II (antigo Abacatão). As bandas locais Mensageiros do Forró, Conexão Direta e Ministério Vozes de Júbilo, animaram a noite de louvor, antecedendo a atração nacional, o cantor mineiro Thalles Roberto, que fechou a noite de adoração.

Com entrada franca, o evento fez parte da programação de aniversário do município, que completou 68 anos de emancipação em janeiro. Durante toda a noite o público se mostrou ansioso pela apresentação do cantor mineiro, que subiu ao palco, e entre um hino e outro mostrou o motivo pelo qual é considerado a sensação da música gospel nacional. Antes do Show, Thalles falou sobre a expectativa e sobre o repertório que havia preparado para fãs de Ananindeua.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Comenda reconhece artistas de Ananindeua










Ontem, três artistas de destaque em Ananindeua foram homenageados com a Comenda Municipal do Mérito Cultural “Professor Benedito Nunes”: o compositor Juvenal Ramos de Oliveira, conhecido como Mestre Juvenal;  o escritor Alfredo Garcia e o artista visual Lassance Maya foram os homenageados do dia.

O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude.

“A Comenda tem como objetivo homenagear a figura do Professor Benedito Nunes, que foi um dos paraenses de maior destaque no Brasil e no mundo, e de valorizar a contribuição dos artistas para o desenvolvimento do município”, avalia a Secretária de Cultura, Nilse Pinheiro.

O primo de Benedito Nunes, João Guilherme Correa, e o membro da Academia Brasileira de Letras, Roberto Carvalho, também prestigiaram o evento. “Ao mesmo tempo em que homenageamos estes artistas, nós podemos evidenciar para a população de Ananindeua o trabalho dessas pessoas e fazer com que elas reconheçam a cultura que é produzida aqui”, destacou o Prefeito Helder Barbalho.

A Comenda Municipal do Mérito Cultural “Professor Benedito Nunes” foi instituída pela Lei nº 2.516, de 1º de julho de 2011, e a outorga faz parte da programação do aniversário de 68 anos da cidade.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ananindeua conta com exame que identifica dengue em 10 minutos

                    A rede de saúde de Ananindeua avança com a aquisição do teste rápido da Dengue. O exame realizado através de um kit será oferecido nas cinco unidades de urgência e emergência do município são elas: Jaderlândia, Distrito Industrial, PAAR, Águas Lindas e Cidade Nova VI.

Ananindeua é o primeiro município do Pará a contar com o teste que permite a obtenção de resultado em 10 minutos. “O teste sem dúvida é um avanço para rede municipal de saúde, antes os exames eram encaminhados para Belém e os pacientes esperavam 20 dias o resultado, agora de 10 a 20 minutos teremos um diagnóstico”, explicou a Secretária de Saúde Ivete Vaz.

O teste está disponível em Ananindeua desde a segunda-feira (16). Os profissionais das cinco unidades onde serão realizados os exames forma capacitados para manipular o kit de identificação da doença. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Tânia Costa, destaca a importância do teste para um diagnóstico mais rápido e eficaz da doença, “O diagnóstico precoce permitirá uma melhora considerável no cuidado do paciente e possibilitará um tratamento apropriado, uma melhor assistência ao paciente evitando as complicações e a disseminação da doença”, afirma a coordenadora.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

2° Corrida de Ananindeua supera expectativas






No último domingo (15), mais de 800 atletas profissionais e amadores do Pará e de Estados vizinhos participaram da 2ª Corrida do Aniversário de Ananindeua. Foram 15 categorias das quais os vencedores foram contemplados com premiações em dinheiro, troféus e medalhas além de certificados de participação.

A largada aconteceu às 7h e, depois de 27 minutos e 32 segundos, o maranhense Carlos Nascimento completou o percurso de 10Km e cruzou a linha de chegada. “Quero parabenizar a Prefeitura e a Secretaria de Esporte pela organização da prova, e pela receptividade dos atletas vindos de outros Estados. Participei na outra edição e cheguei em segundo lugar. Me preparei e vim pronto pra ganhar”, afirmou o campeão Geral Masculino.

Na categoria Geral Feminino, a atleta Elivani dos Santos, completou a prova em 33 minutos e 41 segundos. “Treinei bastante e alcancei um ótimo resultado. Todas as competidoras estavam preparadas, mas consegui êxito na competição”, disse a atleta.

Na categoria cadeirantes, o primeiro colocado foi Israel Cruz de Barros que completou a prova em 27 minutos e 3 segundos, alcançando o bi-campeonato na prova. “Vim preparado para vencer. Minha preparação, apesar de ter sido em pouco tempo, foi muito intensa. Agora o meu objetivo agora é alcançar o índice para representar Ananindeua, o Pará e o Brasil, nas Paraolimpíadas de 2012, em Londres”, declarou Israel.

Ele também foi campeão da 13ª edição da Volta da Pampulha, ocorrida em dezembro do ano passado, em Belo Horizonte (MG). Demétrio de Assunção foi o primeiro colocado na categoria Deficiente Físico e Mental Masculino. O atleta, que também foi o 3º colocado na Corrida de São Silvestre ano passado, confirmou o favoritismo na prova.

“Agradeço ao meu treinador, a Prefeitura e a Federação pela oportunidade de participar de mais uma corrida de Ananindeua. Sempre gostei de esporte e não canso de treinar para estar sempre bem preparado para competir com atletas de alto nível, como aconteceu aqui”, reforçou Demétrio.

Solidariedade - A competição de domingo conseguiu arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, que serão doados às instituições de caridade de Ananindeua. “É mais um ano de parceria que vem dando certo. Estamos satisfeitos com o resultado, porque superou nossas expectativas de público e de arrecadação. Esperamos dobrar esses números no próximo aniversário de Ananindeua”, destacou o presidente da Federação Paraense de Atletismo, Ronaldo Lobato.

A Corrida é promovida pela Secretaria de Esportes em parceria com a Federação Paraense de Atletismo, e fez parte da programação de aniversário de 68 anos de Ananindeua. “A cidade merece um evento esportivo como esse. É o momento para conhecermos e apoiarmos aqueles atletas que representam o nosso município dentro e fora do Pará, ao mesmo em que passamos a conhecer e trocar experiências com atletas de outros Estados”, avaliou a Secretária de Esportes de Ananindeua, Nilse Pinheiro.